quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CURIOSIDADES BÍBLICAS

CONHECENDO A BÍBLIA (PARTE 2)

    O sacerdote, no Antigo Testamento, era um ministro investido da autoridade, isto é, autorizado diante de uma divindade a interceder em favor de um povo. Seria como mediador entre Deus e o homem. O sacerdote só poderia tomar mulher que fosse da própria nação, virgem ou viúva, não repudiada, cuja genealogia mediasse com os dos sacerdotes, pois estava sujeito às leis sacerdotais (Levítico 21).
    * O côvado era a principal medidade comprimento usada na Bíblia. Era igual ao comprimento do antebraço e da mão espalmada, correspondente a 44,5cm (Mateus 6:27; Lucas12:25)
    * O calendário romano foi organizado em 753 a.C. por Rômulo que, segundo a História, foi o primeiro rei de Roma, na época cidade-reino. Reinou em 752-715 a.C.. Tinha dez meses de trinta dias cada e começava em março. O sucessor de Rômulo, Pompílio, reforçou o calendário, acrescentando-lhe dois meses, passando a ter 355 dias.
    As datas exatas do nascimento e da morte de Jesus não se sabe, com absoluta precisão. O que se tem é apenas aproximação. A primeira comemoração do Natal de Jesus, em 25 de dezembro, deu-se em 325, em Roma. Foi realizada pelo imperador Constantino.

SÉRIE MULHERES DA BÍBLIA - EXEMPLO DE TAMAR

”Exemplo de Tamar, toda Mulher V tem que seguir”
Geralmente, as pessoas perdem tempo reclamando das coisas que não têm, em vez de acharem uma maneira de consegui-las. Perdi as contas de quantas vezes eu já ouvi: “Eu não tenho um marido, estou ficando velha, me sinto sozinha, meu marido não liga pra mim, não me valoriza, entre outras”.
Tamar era uma dessas mulheres, que a Bíblia menciona em Genesis 38. Ela foi dada em casamento, porque naquele tempo, as mulheres raramente tinham a oportunidade de escolher seus próprios maridos. E, Tamar teve a infelicidade de se casar com homens maus e que não à amavam. Deus tirou a vida desses  homens, e preservou-a , mas ainda assim continuava viúva e sem filhos.
Naquela época, as viúvas eram vistas como um fardo. E segunda a tradição ela tinha o direito de se casar com o irmão que restara. Mas desta vez foi decepcionada  pelo seu sogro Judá, que mandou ela voltar para a casa dos pais, pois ficou com medo que seu único filho também morresse se casa-se com ela.
Imagine a humilhação de ter que voltar á casa de seus pais viúva e ainda sem filhos.
Lembre-se, sempre que estiver numa situação vulnerável, você tem Deus para julgar a sua causa. “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.” (Salmos 34:18)
Toda mulher V é como Tamar, não desistiu. Então em vez de chorar dia e noite porque a vida estava sendo injusta, Tamar deu um jeito de conseguir aquilo que lhe pertencia por direito – sua própria família.
Muito tempo depois, após a morte da mulher de Judá, Tamar tomou coragem para executar o plano de constituir uma família. Tamar ficou grávida de gêmeos de Judá e acabou conseguindo o que queria que é ter uma família. Judá não apenas foi quebrantado pela atitude de Tamar, como também a tomou por esposa.
O que faria a maioria das mulheres em seu lugar? Ainda não tem um marido? Invista no seu relacionamento com Deus, faça dEle o seu Marido, e então você vai dar um jeito na solidão. Além disso, estará investindo nAquele que pode lhe dar um companheiro para a vida toda. Muitas mulheres já transformaram os seus maridos incrédulos em homens de fé por causa dessa atitude. Algumas submeteram aos seus maridos alcoólatras e viciados como se tivessem fazendo para Deus, e suas atitudes revelam tanto amor que seus maridos sentiram remorso pelo tratamento que estavam dando às suas esposas, e mudaram.
Que problema você tem conseguido resolver? E o que tem feito para resolvê-los?
Em Israel existe uma palmeira chamada tamareira. Ela é considerada para aquele país uma planta de muito valor, porque o seu tronco é forte, suas folhas estão sempre verdes, seus frutos são doces e saborosos. No deserto serve  como bússola pela sua altura, uma forma perfeita de associação ao nome Tamar, é a sua forma fértil de produzir frutos, em cachos o que sugere crescer junto num mesmo espaço, como uma família. Todas as qualidades e virtudes emprestada de Tamar.
Sua graça e formosura mostra a mulher forte e astuta. Que sabe como ninguém enfrentar desafios e vencê-los. Sabe antever o doce quando tudo era amargo. Vê o crescimento em meio ao sofrimento e a vitória em meio a inevitável derrota.

REUNIÃO DE MULHERES


Você participou da reunião com as mulheres que desejam ser "Mulher V", nesta quinta - feira ás 20:00hs?
Não?
Que pena você perdeu!!!
Deus está há procura de "Mulheres V", você já é uma? Ainda não sabe como ser? Então não perca a próxima reunião na quinta (03/11) ás 20:00hs.
Divulguem, convide suas amigas, vamos juntas fazer a DIFERENÇA neste mundo.
Aguardo vocês.
Você que veio, o que achou da reunião? Que assunto gostaria que fosse abordado? Mande seu comentário.

domingo, 16 de outubro de 2011

CURIOSIDADES BÍBLICAS

CONHECENDO A BÍBLIA (PARTE 1)

 A Bíblia Sagrada é uma coleção de livros divinamente inspirados, escritos por homens de diversas categorias sociais e em circuntâncias das mais variadas. Legisladores, estadistas, reis, sacerdotes, agricultores, operários, pescadores, funcionários públicos, médicos e historiadores, em distintos lugares, como nas prisões, no deserto e nos palácios, no periodo de 1.600 anos.
O apóstolo Pedro afirma que os outores da Bíblia, eram homens santos de Deus, inspirados pelo Espírito Santo (2 Pedro 1.21). Quanto às profecias, eles próprios indagavam em que tempo ou ocasião elas teriam o seu cumprimento.
O mais importante é que a Bíblia é a Palavra de Deus, e Suas promessas são infalíveis e eternas.
O salmista Davi afirma: "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símpleces. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos" (Salmos 19:7 e 8). A Bíblia Sagrada toda (66 livros) teve cerca de 40 escritores, por um período de 16 séculos, que não se conheceram. Eles pertenciam a diversas classes, a continentes diferentese, o que é mais importante, nada sabiam sobre o que já se havia escrito. A perfeita unidade da Bíblia, quando lida, inspira o ser humano a glorificar a Deus porque, em meio às alegrias e tristezas, o produto final apresenta uma só mensagem e uma só salvação: o Senhor Jesus.
Continua na próxima semana.

CURIOSIDADES BÍBLICAS


Novidades no ar !!!
À partir de hoje, estaremos todas as semanas com um novo espaço " CURIOSIDADES BÍBLICAS".
Vamos ver se você é bom mesmo!!! Se vai acertar tudo!
Aguarde todas as semanas teremos novidades !

sábado, 15 de outubro de 2011

NÃO SABEIS QUE HORAS ELE VIRÁ!


Oi amigas, estou de volta! E com novidades!
Estas últimas duas semanas estava muito atarefada com as coisas de Deus. Que bom por isso!
Foram semanas que parei para ouvir a voz de Deus. Meditar naquilo que Ele me ensinou e escrever. É escrever para compartilhar com vocês nesses próximos posts minhas experiências, mas que trouxeram para mim um enorme aprendizado e me aproximou ainda mais com o meu querido Deus.
Como você reage quando perde algo? Principalmente quando é especial?
Você fica se lamentando, chorando, murmurando ou até colocando a culpa em Deus? Ou você fica em paz e feliz apesar da perda!
Ganhei um avô quando me casei. Ganhei porque os meus avos já haviam partido...
É ganhei um vôzinho que este ano fez 93 anos. Puxa 93 anos... anos de lutas, aprendizados, conquistas, perdas por vezes também, mas nunca desistiu. Mas o mais importante, ele tinha que é o Sr. Jesus, é a maior riqueza de todas, é o maior dos aprendizados e conquistas, com Deus nós nunca perdemos, pelo contrário, ganhamos que é a nossa salvação. 
" E esta é a promessa que Ele mesmo nos fez, a vida eterna." I João 2:25 
Uma semana antes fomos visitá-lo. Ele nos dizia que ele estava pronto. Que o Sr. Jesus podia vir busca-lo.
Uma semana depois, no dia em que partiu, passou a madrugada toda orando, lendo a Bíblia com a ajuda da minha sogra. Ele dizia para minha sogra: - Filha, o Sr. Jesus está aqui bem pertinho de mim, Ele veio me buscar!
E assim aconteceu naquela manhã o Sr. Jesus ô levou. Partiu por conta da idade avançada. É como a Bíblia fala em Salmos 90:10 " Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado."
Para mim ficou a lição, temos que estar prontos para a vinda de Jesus, ou para a nossa morte.
"Mas por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longaminidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna." I Timóteo 1:16
E você amiga, está pronta? Será que o Sr. Jesus pode vir para você, ou, até mesmo você está pronta para morrer?
Temos que estar pronta a todo o instante pois não sabemos quando Jesus virá, nem muito menos, quando iremos morrer.
"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." Mateus 25.1-13.

sábado, 8 de outubro de 2011

JESUS QUER RECONSTRUIR OS SEUS SONHOS...

Malco

O nome de Malco é citado no capítulo 18, versículo 10, do evangelho de João como servo do sumo sacerdote. Ele havia sido golpeado na orelha direita por Simão Pedro. Muitas pessoas, erroneamente, acham que Pedro cortou a orelha de um soldado, mas, na verdade, cortou a de Malco. 
E quem era Malco?
Era um homem que tinha um sonho: ser um sacerdote. Segundo historiadores, Malco passou a vida estudando, obedecendo as regras, as leis e estava a um passo de tornar-se um sacerdote quando, a mando do seu superior, foi ao encontro de Jesus para  prendê-lo.
De acordo com a lei vigente na época, quem queria ser um sacerdote não poderia ser gago, surdo ou ter qualquer defeito no corpo. Poderia até ter um problema na orelha esquerda, mas a direita tinha que estar em perfeito estado.
“Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco.” (João 18.10)
Tirando lições
Quantas vezes nos dedicamos, batalhamos por algo e quando chega a nossa vez de ser coroado eis que algo acontece e corta, literalmente, os nossos sonhos pela raiz.
E às vezes quem puxa a espada para cortar os nossos objetivos é alguém que está andando com o Mestre, ou alguém tão próximo de nós.
Todos os evangelhos fazem uma referência a esse fato (leia Mateus 26:51-52, Marcos 14:47, João 18:10-11). Mas somente Lucas o médico, nos conta acerca da cura.Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.” (Lucas 22.51)
Jesus sabia dos sonhos de Malco, e que aquela cura não representava apenas um milagre físico, mas também espiritual.
Para não esquecer
Deus vê todas as coisas. Ele sabe dos nossos sonhos. E quando a nossa vida está nas mãos Dele, ainda que alguém tente frustrar os nossos objetivos, eis que Jesus nos acode e nos cura e reconstrói os nossos sonhos.
Ainda não é o fim. Jesus Cristo pode reconstruir aquilo que foi quebrado, curar o que está ferido e alicerçar o que está prestes a ruir.
Que assim como Malco nos lembremos que em meio a tantas coisas que estão acontecendo, quando estamos no limite de nossa dor, ou achando que chegamos ao fim da linha, eis que Jesus chega e diz: “Basta. Essa luta não é só sua. É minha também.” E nos traz a cura.
Que, a exemplo de Malco, possamos deixar Jesus reconstruir os nossos sonhos.

sábado, 1 de outubro de 2011

SÉRIE MULHERES DA BÍBLIA - LÍDIA

Uma mulher de negócios e bem sucedida.

Você já ouviu falar de Lídia na Bíblia, pois é... pouco se fala desta mulher mais tenho certeza que quando descobrir quem ela é irá se surpreender!!!
Lídia era conhecida como uma mulher que adorava e temia a Deus (Atos 16:14). Ela morava em Tiatira, onde havia muitos judeus. Era uma bem-sucedida comerciante de púrpura (um tipo de tecido). Mais tarde, mudou-se para Filipos, cidade romana que não possuía muitos judeus ou sinagogas.
O que ela poderia fazer para praticar a sua fé? Estava em um lugar novo, desconhecido. Então Lídia resolveu juntar os judeus para orar em sua própria casa.
Foi desta forma que ela encontrou Paulo, quando estava de passagem por aquela cidade. Ao se juntar ao grupo de oração, ele contou as boas novas de Cristo, que Ele é o Messias judeu, prometido, que morreu pelos pecados do seu  povo, que ressuscitou e subiu aos céus. A Palavra afirma que “o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia”. (Atos 16:14).
Ela então deu um passo adiante e agiu em sua nova fé. Lídia e sua  família foram batizadas (Atos 16:15), e ela pediu que Paulo ficasse ali com eles. E foi o que aconteceu.
Fé acima de tudo
Esta mulher, apesar de trabalhar muito e ser bem-sucedida no que fazia, não quis acreditar somente na força do seu potencial para ganhar dinheiro. Ela desejou ter fé no que Paulo pregava.
É este o pensamento que temos que ter: não somos nada sem Deus. É Ele que nos dá capacidade para ter e ser o que somos. Isso ficou evidente quando Lídia se batizou, depois de ouvir as palavras de Paulo. Ela simplesmente acreditou, sem restrições, sem medo e com muita fé.
Depois disso, ao ir a mais uma reunião de oração, Paulo encontrou uma menina que tinha espírito de adivinhação (Atos 16: 16). E ela, possuída por um espírito e seguindo a Paulo e Silas, dizia que eles eram servos do Deus Altíssimo. O apóstolo, incomodado com a situação, se vira a ela e declara a sua libertação, o que acontece logo em seguida (Atos 16:17-18).
Mas isso irritou o patrão da garota, que viu o fim do seu lucro através da adivinhação, o que resultou na prisão de Paulo e Silas (Atos 16:20-23). Foi neste acontecimento tão controverso que o cristianismo ganhou ainda mais força, pois na prisão aconteceu a conversão do carcereiro e os magistrados que os prenderam pediram desculpas pessoalmente a eles (Atos 16:29-33).
Depois de saírem da prisão, Paulo e Silas foram para a casa de Lídia, onde se reunia uma igreja cristã (Atos 16:40).
Lídia usava todas as suas qualidades profissionais para juntar o povo judeu para orar.  Além disso, ela assumiu um risco colocando Paulo e Silas em sua casa. Por este motivo, alguns estudiosos a consideram a “mãe fundadora” da  Igreja na Europa.
Ela foi um exemplo de mulher firme, trabalhadora e que transferiu este seu dom de ser bem-sucedida para buscar judeus e orar com eles. Será que teríamos esta ousadia e coragem para juntar pessoas desconhecidas em nossa casa?
Lidia usa a fé inteligente. Ela aproveitava as oportunidades para falar do Sr. Jesus.
E  você, o que tem feito para ganhar almas? Saiba que Deus dá para cada uma de nós essas oportunidades. Se você ler o livro de Atos dos Apóstolos, verá que nos dias atuais temos mais oportunidades do que naqueles dias. Porque naquela época onde se falava ou quem falava de Jesus era perseguido. Mais você pode verificar que nem por isso eles deixavam, a exemplo de Paulo e Pedro. (uma outra hora falaremos sobre eles, pois tem muito para nos ensinar em nossos dias atuais).