segunda-feira, 7 de maio de 2012

SÉRIE FRUTOS DO ESPÍRITO (MANSIDÃO)


A mansidão trata do meu relacionamento com outras pessoas. Fala da maneira como trato essas pessoas, como elas me vêem e como eu reajo diante delas. Ser manso não significa ser uma pessoa fraca e nem uma pessoa que tem um semblante triste. Ser manso é ser como Jesus. Ele disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mateus 11.29). Mansidão é uma qualidade espiritual produzida na pessoa cuja vida está submissa a atuação do Espírito Santo. O profeta Zacarias escreveu: “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4.6). A mansidão é o ponto de equilíbrio entre dois extremos: de um lado, excessivamente zangado e do outro lado excessivamente bondoso. Paulo escreveu ao jovem pastor Timóteo: “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim, deve ser brando (manso) para com todos, apto para instruir, paciente, discipulado com mansidão os que se opõem...” (II Timóteo 2.24-25). 



A mansidão revela uma brandura de gênero e índole, resultado da verdadeira humildade. Assim era o caráter de Moisés, e talvez devido a isto Deus o tenha escolhido para se tornar libertador; estadista; historiador; poeta; moralista e legislador do povo de Israel.

E a despeito de possuir mansidão, ele veio a ser um dos maiores líderes do Antigo Testamento, a ponto de formar de uma raça escrava uma nação agressiva e poderosa, que alterou completamente o curso da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário